A European Association for the Education of Adults (EAEA) premiou projetos de educação de adultos na sua 20.ª edição anual dos Grundtvig Awards. O prémio deste ano celebrou a Educação de Adultos e a Transição Verde.
A Educação e Formação de Adultos (EFA) fornece informações, espaços de debate e criatividade para desenvolver novos estilos de vida, projetos e abordagens necessários para a transição ecológica. A sustentabilidade e a transição verde têm sido temas centrais no trabalho da EAEA e, este ano, foram dados a conhecer no palco central.
O Grundtvig Award 2023 da EAEA apelou a projetos inovadores que promovessem a transição ecológica na educação de adultos. Os vencedores do prémio foram selecionados em duas categorias: iniciativas locais/regionais/nacionais e iniciativas transnacionais.
O projeto vencedor da categoria transnacional, Building green skills for the circular economy é gerido pela Fenan Consulting, nos Países Baixos. O projeto envolve pessoas de grupos sociais desfavorecidos, como migrantes, refugiados e cidadãos seniores, para partilharem as suas competências circulares e estilo de vida sustentável com alunos adultos.
Por sua vez, o projeto vencedor da categoria nacional, Women’s economic empowerment in Shirak and Gegharkunik Marzes, é gerido pela ONG Green Lane Agricultural Assistance na Arménia, que tem apoiado os agricultores na transição para a agricultura sustentável desde 2004.
O projeto Educ@rteNatureza, pretende assim, congratular os projetos vencedores e reconhecer o mérito e a pertinência das suas intervenções. De forma a conhecer todos os projetos candidatos a este prémio, incluindo o projeto Educ@rteNatureza, partilhamos o a publicação da EAEA sobre o Grundtvig Award 2023.