Missão e Enquadramento

O projeto educativo, e de desenvolvimento pessoal, formativo e profissional, construir-se-á considerando um conjunto de cenários e propostas formativas – coreografias de aprendizagem – que visam promover o desenvolvimento de uma cidadania ativa com participação critica, o que implica um perfeito domínio de si, aliando saber, saber aprender, saber ser e saber fazer.

Acresce, que o projeto representa resposta às preocupações da UNESCO de um desenvolvimento sustentável, que passa necessariamente por uma educação de qualidade sustentada em metodologias ativas, em contextos reais e naturais, promotoras todas elas de inovação e empreendedorismo, necessários à abertura a outras realizações pessoais e profissionais e riquezas próprias da comunidade envolvente. Pretende-se, de modo geral, respeitar o que Edgar Morin designou já em 1999 os sete saberes necessários à educação do futuro nos quais se integra ‘os princípios de um conhecimento pertinente’, o ‘ensinar a condição humana’,’ ensinar a identidade terrena’ e o ‘ensinar a compreensão’.


O Desenvolvimento Sustentável, – O tema da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável tem sido trabalhado por diversas organizações. Hoje, os objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) tal como definidos pela UNESCO são ponto de partida para a construção de diversos projetos e sua validação.

A Agenda 2030 e os 17 ODS (Fig.1) são o enquadramento fundamental que partilhamos neste projeto.

A UNESCO num estudo publicado em 2021, afirma que as crianças e os jovens precisam de ser ajudados, ensinados a aprender a agir no nosso planeta. Por outro lado, afirmam que esta aprendizagem é fundamental e os curricula da escola necessitam de estar ajustados a esta necessidade mundial.