No dia 4 de abril de 2024, decorreu a Oficina “A Vida Amorosa das Flores e dos Seus Polinizadores”, uma atividade coorganizada pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Universidade Aberta e Câmara Municipal de Cantanhede, contando também com o apoio da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, da Escola Técnico Profissional de Cantanhede e do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.
A atividade teve início com uma sessão de abertura realizada por Teresa Pessoa, Coordenadora do Projeto Educ@rteNatureza e Professora da Universidade de Coimbra, e por Nuno Caldeira, Presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça.
Seguidamente, João Loureiro e Sílvia Castro, Investigadores do FLOWer Lab do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, deram início ao painel “A Vida Amorosa das Flores e dos Seus Polinizadores”. Este painel teve como objetivo dar a conhecer aos participantes a importância dos insetos polinizadores e das suas interações com as plantas, e, por consequência, a importância da conservação destes para a biodiversidade vegetal e para a produção alimentar.
Prosseguindo, teve lugar o painel “O Horizonte e os Insetos” com o Chefe Jorge Fernandes da Escola Técnico Profissional de Cantanhede, onde este apresentou, e deu a provar, algumas das aplicações que os insetos podem ter na alimentação. Foi também possível conhecer e adquirir produtos alimentares de produtores locais.
Por fim, realizou-se uma caminhada para observação das interações planta-polinizador, onde foi possível registá-las através da aplicação FITcount, uma ferramenta onde qualquer cidadão pode contribuir para a ciência registando o número de insetos polinizadores observados. Esta caminhada foi dinamizada por Sílvia Castro e João Loureiro, com o apoio de Ana Afonso e Carolina Caetano do FLOWer Lab.