Herbário Escolar de Plantas Invasoras (AFCD)
As plantas invasoras, plantas exóticas que causam impactos negativos na biodiversidade nativa, são uma das maiores ameaças à nossa biodiversidade, sendo necessário educar os cidadãos para a sua identificação, controle e remoção. É também notória a necessidade de melhorar a literacia ambiental de forma a promover um desenvolvimento sustentável e ecológico.
A criação de um Herbário, uma coleção biológica de plantas secas prensadas, criado através da experiência no campo e na sala de aula, e com o objetivo de incentivar a leitura do ambiente e o trabalho manual é uma prática que, apesar de já ter sido comum em contexto educativo, se encontra praticamente abandonada. A educação ambiental tem tido também um foco teórico, sendo importante existirem também atividades práticas de educação ambiental que tenham uma vertente de contacto direto com a natureza.
Este projeto surge com o objetivo de promover, junto das crianças, com os professores, a literacia ambiental através da criação de herbários escolares de plantas invasoras, do contacto direto com a natureza
Esta formação tem assim como objetivos:Compreender os conceitos apresentados;
Identificar e analisar as plantas invasoras;
Promover a Literacia Ambiental;
Concluir a importância da natureza na educação.
Esta iniciativa comportará uma ação de formação de curta duração de 6 horas (despacho n.º 5741/2015), acreditada pelo Centro de Formação da Associação de Escolas de Beira Mar.
Organização: Projeto Educ@rteNatureza (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Universidade Aberta de Portugal e Câmara Municipal de Cantanhede) em parceria com o Gabinete Técnico Florestal do Município de Cantanhede, o Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva – Cantanhede , o programa Eco-Escolas e o Centro de Formação da Associação de Escolas de Beira Mar.
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De 19 a 26 de fevereiro de 2025