Nos dias 19 e 26 de fevereiro, decorreu a ação de formação “Construção de Herbários Escolares de Plantas Invasoras” no Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva. Esta ação de formação foi organizada pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, pela Universidade Aberta e pela Câmara Municipal de Cantanhede, em parceria com o Gabinete Técnico Florestal do Município de Cantanhede, o Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, o programa Eco-Escolas e o Centro de Formação da Associação de Escolas de Beira Mar.


A formação foi realizada por Rafael Matos, bolseiro do projeto Educ@rteNatureza, e teve como objetivo sensibilizar para a problemática das plantas invasoras e ensinar como realizar herbários, utilizando a sua criação para sensibilizar as escolas para estas mesmas plantas.


No dia 19 de fevereiro, a formação consistiu numa componente teórica sobre as alterações climáticas e os impactos humanos na biodiversidade, as plantas invasoras e os respetivos impactos, bem como sobre a construção de herbários. Nessa sessão, houve também uma componente prática, na qual os participantes prensaram plantas para criar herbários.
Na segunda sessão, que teve lugar no dia 26 de fevereiro, antes do início da formação, foi realizada a entrega do prémio à vencedora do concurso de ilustração “Um Cientista para um Livro”, que teve a oportunidade de ilustrar o livro “Explorando as Plantas Invasoras com a Clara”.

Após a entrega do prémio, iniciou-se a formação, que incluiu uma componente teórica e uma componente prática. Na componente teórica, foram abordados temas como a educação ambiental e a sua ligação a esta formação, foram apresentados diversos projetos de educação ambiental sobre plantas invasoras realizados no âmbito do projeto Educ@rteNatureza e foi feita uma revisão da sessão anterior sobre a realização de herbários. A componente prática consistiu na montagem de exemplares de herbário com recurso às plantas recolhidas na sessão anterior.