No dia 29 de maio de 2024 o projeto Educ@rteNatureza teve a oportunidade de receber alunos do ensino básico no âmbito do projeto Erasmus+ “Back to Future With the Nature”, um projeto coorganizado pelo Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel.
Os alunos provenientes da Turquia e da Estónia, que ao longo de vários dias tiveram a possibilidade de conhecer diversas localidades portuguesas, fizeram uma paragem em Pocariça, Cantanhede de forma a conhecerem melhor a biodiversidade que pode ser encontrada na Península Ibérica e nos ecossistemas mediterrânicos.
Esta atividade começou com uma breve introdução que mencionou o facto de uma grande percentagem do território português se encontrar numa região classificada como hotspot de biodiversidade. Esta categoria pressupõe que nos encontramos numa região com uma grande quantidade de espécies de plantas vasculares endémicas, mas que esta mesma biodiversidade vegetal se encontra ameaçada. Foi também mencionada a importância de, não só conservar estes ecossistemas, como também de compreender melhor quais as espécies presentes nos mesmos, a sua distribuição e a sua densidade populacional. Foi referido também que a ciência cidadã pode ser uma boa ferramenta para obter grandes quantidades de dados biológicos de forma a melhor compreendermos os ecossistemas envolventes.
De seguida, com o objetivo destes mesmos alunos conhecerem de forma mais prática a natureza que pode ser encontrada num ecossistema Mediterrânico, foi incentivada a exploração da natureza de forma autónoma por parte dos mesmos, que se movimentaram pelas diferentes zonas da quinta e registaram a diferentes espécies, sejam vegetais ou animais, utilizando a aplicação iNaturalist. Esta aplicação permite qualquer pessoa registar fotograficamente um ser vivo e identificar a que espécie ou género este pertence, tal como obter outras informações sobre o seu ciclo de vida e distribuição.
Por fim, foi confirmado que a grande maioria das espécies registadas na aplicação pelos diferentes alunos eram endémicas da Península Ibérica, confirmando a necessidade de proteção dos nossos ecossistemas de forma a preservar estas mesmas espécies.