O I Encontro Educ@rteNatureza – As Raízes reuniu no dia 6 de julho de 2023, na Biblioteca Municipal de Cantanhede, 96 pessoas participantes, investigadores/as e especialistas, criando um espaço e tempo de construção de conhecimento em torno de ambientes naturais destinados, também, a criar valor a uma memória coletiva de comunidades rurais.
A sessão de abertura contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, que se congratulou com o facto de ver a Educação Ambiental ser colocada na ordem do dia, “sentimento este reforçado por constatar a abordagem pioneira do projeto Educ@rteNatureza, que nos permitirá, por certo, abrir novos caminhos neste domínio”. Também o Pró-Reitor da Universidade Aberta, João Caetano, sublinhou a pertinência da sensibilização para o cuidado com o outro e o cuidado do espaço comum, pois “educar é elevar, e elevar para o gosto, para a vida”. A Professora Doutora Luiza Nobre Lima, reforçou ainda a importância dos caminhos colaborativos e transdisciplinares com orientação para temas tão emergentes e valorosos.
A apresentação do projeto Educ@rteNatureza esteve a cargo da Prof. Doutora Teresa Pessoa, que apresentou o enquadramento do projeto, os outputs previstos e o ‘espaço digital’ onde estarão alojadas todas as iniciativas desenhadas, desenvolvidas e implementadas pelo projeto. De seguida, Ricardo Almeida, especialista em projetos Scratch, demonstrou os trabalhos desenvolvidos no âmbito da criação e desenvolvimento de uma aplicação com coreografias pedagógicas e digitais que objetivam promover uma sensibilização pelo contacto com os contextos naturais, e em particular, a natureza.
O primeiro painel encerrou com a apresentação da Doutora Ana Rita Vasques, com a temática “Educação para a Sustentabilidade”. Este momento permitiu uma reflexão comum e conjunta sobre a situação atual, as preocupações e desafios, mas também sobre a pertinência do papel da Educação na remediação e prevenção dos problemas de Sustentabilidade Ambiental e Social.
“Uma mudança transformadora significa fazer as coisas de maneira diferente – não apenas um pouco mais ou menos de algo que já estamos a fazer”
– The Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services (IPBES)
O primeiro momento do I Encontro Educ@rteNatureza – As Raízes, culminou com a apresentação de uma iguaria desenvolvida pela Escola Técnico Profissional de Cantanhede. Esta colaboração teve como objetivo demonstrar que a sustentabilidade está presente no nosso dia-a-dia, nomeadamente, quando cozinhamos. Uma atitude consciente e sustentável passa pela rentabilização de todo o produto ou pela valorização de pequenas produções biológicas. A apresentação da iguaria “Crispy and Green” contou com a presença do Chef Jorge Fernandes e as alunas Regina e Letícia.
O segundo painel deste I Encontro Educ@rteNatureza – As Raízes, marcou-se com a virtuosa presença e partilha do Professor Doutor António Bagão Félix, que germinou conhecimento sobre o mundo infinito de infinitude do reino vegetal. O autor, lamentando o certo distanciamento que o cidadão comum tem em relação às temáticas ligadas à Botânica, professou “As pessoas sabem o nome do vizinho do 5.º andar, mas não o nome da árvore que têm à porta de casa há muitos anos. A melhor forma de amar uma árvore é saber o seu nome”, enfatizou. Num prisma romântico, foi este foi um momento de aprendizagem sobre a “naturalidade do que somos”.
Este segundo painel do evento culminou com um momento musical por parte da Associação Musical da Pocariça, que neste evento apresentou a criação de um ensemble de clarinetes com a coordenação artística do Maestro Pedro Ralo, que transportou as pessoas presentes para um comum espaço de nostalgia com a interpretação da música “Oblivion” de Astor Piazzolla.
Esta ação de curta duração foi a primeira de um conjunto de vários encontros formativos, dinamizados com o intuito de trabalhar com o pessoal docente, profissionais da educação e pessoas interessadas, as temáticas da Educação tendo a natureza como contexto e a arte como pretexto. Foi manifesta a satisfação dos participantes.
Testemunhos:
“Desejaria acompanhar das “Raízes” até aos “Frutos”. Muitíssimo interessante.”
“Gostei imenso. A organização foi formidável, os/as oradores/as maravilhosos. Muitos parabéns!”
Consulte mais noticias sobre o projeto Educ@rteNatureza em meios de comunicação social.