Encontro “(D)Escola: construção de uma comunidade aprendente”
Educar tendo a natureza como contexto e a arte como pretexto para desenhar diversas coreografias de aprendizagem é, no mundo de hoje, um importante caminho para a valorização da(s) terra(s) onde vivemos e a promoção de uma cidadania ativa e participada. O projeto Educ@rteNatureza pretende promover a literacia ambiental, dando voz e valor aos espaços que nos cercam através da escuta e escrita de histórias naturais, memórias e valor patrimonial das comunidades numa abordagem ilustrada e mediada pelas tecnologias.
Neste sentido, o Encontro“(D)Escola: construção de uma comunidade aprendente”, decorrerá na Biblioteca Municipal de Cantanhede no dia 22 de fevereiro de 2024, e constituir-se-á como importante momento de partilha de experiências e iniciativas assentes no trabalho que o município de Lisboa tem desenvolvido no círculo da cultura, arte e ambiente ao serviço da educação, da saúde e do bem-estar social. O presente Encontro visa assim uma reflexão sobre a importância determinante da relação entre as escolas e os equipamentos culturais e equipamentos verdes, numa lógica de construção de uma comunidade de aprendizagem dinâmica e participativa. Trata-se de uma coorganização da Câmara Municipal de Cantanhede, Universidade Aberta e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, que conta com o apoio do Centro de Formação da Associação de Escolas Beira Mar.
A participação no Encontro “(D)Escola: construção de uma comunidade aprendente” é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia, em https://forms.gle/DPVEGKL6xdCMWCRa9.
Esta iniciativa está acreditada como uma ação de formação de curta duração (despacho n.º 5741/2015), pelo Centro de Formação da Associação de Escolas de Beira Mar.
22 de fevereiro de 2024