O II Encontro Educ@rteNatureza – O Tronco reuniu no dia 6 de setembro de 2023, na Associação Musical da Pocariça, 67 pessoas participantes, investigadores/as e especialistas, criando um espaço e tempo de fundamentação e de construção, por um lado, de coerência entre saberes e, por outro, de reaprendizagens em torno da “naturalidade do que somos”.

A sessão de abertura contou com a presença do presidente da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Nuno Caldeira, que agradeceu à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra “o facto de ter vindo à Pocariça dinamizar esta ação pedagógica sobre uma temática cada vez mais importante e atual”, tendo enaltecido a direção da Associação Musical da Pocariça “pela disponibilidade e interesse com que acolheu a iniciativa.” Afirmando ainda o autarca que “Os jovens são a chave para a resolução dos problemas relacionados com as alterações climáticas”, congratulando-se “por o concelho de Cantanhede receber o Educ@rteNatureza, pois trata-se de um projeto que abre horizontes em torno das questões ambientais, nomeadamente para preparação das gerações vindouras”.

A moderação da ação esteve a cargo de Teresa Pessoa, ficando reservada para José Manuel Muñoz Rodríguez, Professor da Universidad de Salamanca, a apresentação inicial sob o tema “A Linguagem Educativa dos Espaços”, incitando à reflexão sobre a importância do impacto que a pedagogia dos espaços implica no desenvolvimento humano. 

De seguida, Ricardo Almeida, Técnico Especialista em Projetos Scratch, apresentou o trabalho desenvolvido até ao momento sobre o desenho, desenvolvimento e implementação de coreografias de aprendizagem em formato digital, que habilita a continuidade de aprendizagem sobre Educação Ambiental de uma forma lúdica e interativa. Esta aplicação está a ser desenvolvida através do software Scratch, que apresenta uma interface intuitiva e baseada em blocos de código coloridos, que torna a programação acessível e divertida para todos e todas. 

O primeiro painel encerrou com a dinamização de um momento musical que ficou a cargo do Ensemble de Clarinetes da Associação Musical da Pocariça, que presentou os participantes com os temas “Oblivion” e “Libertango”, de Astor Piazzolla. À semelhança do I Encontro Educ@rteNtaureza, durante o momento de pausa para café, estiveram também presentes vários produtores locais com o objetivo de promover e valorizar a diversidade e a riqueza de iguarias tradicionais da região. 

O segundo painel do período da manhã encerrou com uma preleção “Potencialidades e Contributos da Educação Ambiental Face às Necessidades do Meio Rural, por Raul Tapia Martín, da Fundación Tormes-EB, onde foram abordados os efeitos de uma Educação Ambiental e a valorização dos espaços rurais. Após a sua apresentação, seguiu-se um debate sobre a temática.

No período da tarde, os participantes efetuaram um périplo nos caminhos rurais, culminando com a paragem no Parque das Merendas da Pocariça, para uma oficina temática “Vem descobrir Plantas Invasoras”, a cargo de Elisabete Marchante, investigadora do Centro Ecológico Funcional que teve como objetivo a identificação de plantas invasoras e a sensibilização para a problemática. 

Seguidamente, os participantes degustaram uma iguaria criada e preparada pelo Chef Jorge Fernandes, coadjuvado por duas alunas da Escola Técnico Profissional de Cantanhede (ETPC), Letícia e Regina, sob o tema “A camarinheira e o seu habitat”.

O II Encontro Educ@rteNatureza – O Tronco, encerrou com a oficina artística “Decantar o Olhar: Ilustrações da Natureza” dinamizado pela artista Sofia Arez, que visou promover, através da tela, a literacia ambiental, dando voz e valor aos espaços que nos cercam através do olhar, da escuta e escrita de histórias naturais.

Esta ação de curta duração foi a segunda de um conjunto de vários encontros formativos, dinamizados com o intuito de trabalhar com o pessoal docente, profissionais da educação e pessoas interessadas, as temáticas da Educação tendo a natureza como contexto e a arte como pretexto. Foi manifesta a satisfação dos participantes.

Testemunhos:

“Aguardo ansiosamente os seguintes encontros. Obrigada!”

“Uma atividade que nos fez voltar à infância, manter contacto com a natureza.”