No dia 27 de novembro de 2024, decorreu a atividade “Os Sobreiros e a Sustentabilidade” na Biblioteca Municipal de Cantanhede. Esta atividade foi organizada em parceria pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, pela Universidade Aberta e pela Câmara Municipal de Cantanhede.

A sessão de abertura contou com a presença de Teresa Pessoa, coordenadora do projeto Educ@rteNatureza e professora da Universidade de Coimbra, e de Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede.

A primeira palestra foi apresentada pelo Doutor Filipe Costa e Silva, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, com o título “O Sobreiro na Floresta Portuguesa: Um Carvalho Singular”. Nesta palestra, foi possível conhecer as diferentes características biológicas dos sobreiros que os tornam árvores únicas e permitem que a produção de cortiça seja uma atividade sustentável. Foram também apresentados alguns dos estudos realizados no Instituto Superior de Agronomia sobre esta espécie.

Seguiu-se uma pausa para um coffee break, durante a qual os participantes puderam degustar vários produtos alimentares à base de farinha de bolota.

Por fim, foram realizadas as duas últimas palestras, com os oradores Frederico Lima Mayer, da empresa Cork Supply, e uma representante da Associação Portuguesa de Cortiça. Na comunicação de Frederico Lima Mayer, intitulada “Floresta de Sobro, a Cortiça e a Sustentabilidade”, foram explicados os diferentes processos de obtenção da cortiça, desde a compra e manutenção de terrenos até à extração da cortiça. Na comunicação da Associação Portuguesa de Cortiça, intitulada “Cortiça: Do Montado de Sobro aos Produtos”, foi possível conhecer os diversos processos de transformação da cortiça em produtos comerciais e o mercado resultante desses produtos.