Notícias
19 de outubro de 2024
29 de maio de 2024
18 de maio de 2024
- Concurso de Ilustração Educ@rteNatureza
4 de abril de 2024
21 de março de 2024
22 de fevereiro de 2024
23 de fevereiro de 2024
25 de novembro de 2023
10 de novembro de 2023
6 de setembro de 2023
6 de julho de 2023
- Entrevista a Eduardo Sá, o psicólogo clínico que defende que a brincadeira deveria ser elevada a património da humanidade.
- O namoro com a Parques de Sintra era antigo, mas o financiamento da Gulbenkian foi decisivo. A Escola da Floresta nasceu para ligar os miúdos à natureza e eles aprendem enquanto abraçam árvores.
6 de março de 2019
- Área abandonada e cheia de lixo na periferia de Lima foi transformada pelas crianças em um bosque, como parte do projeto Tierra de Niños
- One of the greatest threats to children in the 21st century is the lack of free play. Children’s days are filled with preschool/school, lessons, activities, and device use.
- Soa a provocação, mas acumulam-se as evidências científicas a favor desta tese
- Relação com o meio ambiente desde a primeira infância pode trazer benefícios físicos, mentais e emocionais.
- Oh, to be a child again! To find joy in the newness of each day and be in awe of what lies waiting to be discovered.
- A proteção em demasia e os tablets estão a gerar crianças com “iliteracia motora”, que não se sabem mexer nem defender dos riscos
- Quer um filho mais saudável? Deixe-o brincar ao ar livre Há uma “epidemia silenciosa” que afecta as crianças, e o segredo para combatê-la é sair para a rua, defende Angela Hanscom.
- Em 2011, a professora de Educação Infantil Ana Carol Thomé estava em busca de um tema que pudesse investigar em seu projeto de pesquisa acadêmica. Atenta, começou a perceber que eram recorrentes os pedidos feitos a ela por mães de crianças para que não apanhassem vento, não mexessem com água, não botassem os pés no chão. O motivo: evitar que os filhos adoecessem.
- Real play is the freedom for children to engage with and learn from the world that surrounds them. By mentally and physically connecting children to the world, play empowers them to create and grow for the rest of their lives. It is a fundamental right for all children.
- Há mais de 40 anos que o investigador Carlos Neto trabalha com crianças e está preocupado com o sedentarismo. “Há pais que já não têm prazer em brincar com os filhos”
- Bem-vindos à nova era, a das crianças que não têm tempo para brincar. E a dos adultos obcecados por ocupar-lhes os dias. Que mundo é este onde a brincadeira se tornou indesejável?
- As crianças não podem ficar sentadas, quietas e caladas horas a fio, em casa, na escola e no carro. Corpos ativos dão cérebros ativos através de emoções e sentimentos”, alerta Carlos Neto, especialista em desenvolvimento motor em entrevista. Não faltam ideias com pedalada, como os comboios de bicicleta.
- Carlos Neto, Investigador da Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa, explica por que razão é brincar é a melhor prescrição para um desenvolvimento saudável das crianças. Até porque não queremos adultos infantis, doentes e com falta de iniciativa.
- “Quanto mais recreio, mais atenção nas aulas. Quanto menos liberdade para brincar, maior o risco de acidentes. Carlos Neto, professor da FMH, explica por que tem de ser travado o “terrorismo do não”.”
- Investigador da Faculdade de Motricidade Humana alerta para os perigos de dizer sempre não às crianças por medo de que se magoem. E avisa que cortar-lhes a liberdade impede-as de serem adultos empreendedores.